Congresso Nordestino de Biologos - Congrebio 2014
 

Biodiversidade de Lacertilia na Caatinga e Educação Sexual ganham foco no último dia do Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 28 de março de 2014  •  Comentários (0)   

 

Continuando a programação do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, o Biólogo Washington Luiz da Silva Vieira, do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), proferiu a palestra Ecologia e História Natural de Lagartos das Caatingas Semiáridas do Nordeste do Brasil, quando descreveu, de modo extremamente didático, o Bioma Caatinga e traçou um perfil da biodiversidade dos Lacertilia nessa região.

Em seguida, o Biólogo e Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba Felipe Baunilha Tomé de Lima, proferiu a palestra Educação e Meio Ambiente: Reflexóes Necessárias à Prática Profissional, quando chamou a atenção da plateia sobre a necessidade de refletir sobre os fatos do cotidiano para impulsionar as discussões em sala de aula.

Concluindo a programação da manhã o Biólogo e Professor do Departamento de Biologia Molecular (DBM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sávio Torres de Farias proferiu a palestra Desafios para a Divulgação Científica em Biologia na Era da Superinformação, quando, brilhantemente, demonstrou a diferença entre pesquisa científica e divulgação científica, bem como chamou a atenção do quanto de informações são veiculadas na Internet, fazendo com que o Biólogo tenha que se precaver para ter a certeza de que a informação veiculada é verdadeira.

Abrindo a programação do período da tarde, o Biólogo e Professor Ronilson José da Paz proferiu a palestra Uso de Tablet Educacional nas Aulas de Biologia, quando discorreu sobre a necessidade do professor orientar os educandos para o uso pedagógico dos tablets educacionais distribuídos recentemente na Paraíba São Paulo e Paraná pelo Governo Federal para alunos e professores do primeiro ano do Ensino Médio, bem como apresentou dois aplicativos que poderiam auxiliar as aula de Biologia.

Depois a Bióloga Sônia Aline Roda, da SAR Ambiental, proferiu a palestra O Papel do Biólogo na Gestão Ambiental. Com larga experiência na área, a palestrante magistralmente lembrou o conceito de vida e de Biologia, descreveu as áreas de atuação do Biólogos, bem como as principais etapas da Gestão Ambiental, demonstrando magnificamente onde, quando e como o Biólogo pode atuar nesse ramo da profissão, alertando para que o Biólogo esteja sempre se capacitando para executar suas atividades de modo mais eficientde.

Logo em seguida, o Biólogo e Professor do Departamento de Biologia Molecular (DBM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), José Antonio Novaes da Silva, coordenou a Mesa Redonda Educação Sexual, tendo como debatedoras as Biólogas e Professoras Sônia Cristina da Nóbrega Carneiro dos Santos e Karina Maria de Souza Soares, que apresengtaram seus resultados parciais dos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB) sobre a sexualidade de alunos de escolas estaduais da Paraíba.

No encerramento do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 o Biólogo e Professor Ronilson José da Paz agradeceu a presença de todos os congressitas, o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (SEMAM), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Cabedelo (SEMA), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), sem os quais o congresso jamais poderia ter sido realizado. Agradeceu aos palestrantes que deixaram seus afazeres para repassar seus conhecimentos aos congressitas, bem como não poderia deixar de agradecer a participação efetiva da Bióloga e Professora Paula Frassinete Lins Duarte, do Biólogo e Professor Luciano de Brito Júnior, da Bióloga e Professora Tatiane Karen Gomes de Almeida, do Biólogo e Professor Luciano Gomes da Silva Júnior e do Biólogo e Professor Sávio Torres de Farias, que contribuíram significativamente para um debate bastante qualificado. Também lamentou a ausência completa do Conselho Regional de Biologia - 5a Região que, mesmo informado do evento, ignorou completramente a sua realização.

 

 

Acidentes aéreos por colisão com aves e atuação profissional do Biólogo é tema da abertura do Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 27 de março de 2014  •  Comentários (0)   

 

A abertura do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 foi realizada hoje (27) no Centro de Eventos do Hotel Littoral, em João Pessoa-PB. A mesa de abertura foi composta pelo Professor e Biólogo Ronilson José da Paz, membro da Comissão organizadora, pelo Biólogo Walber Farias Marques, Secretrário de Meio Ambiente e Pescas do Município de Cabedelo-PB, pela Professora e Bióloga Paula Frassinete Lins Duarte, representado a Associação Paraibana do Amigos da Natureza - APAN, pelo Professor e Biólogo Luciano de Brito Júnior, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus de Patos, pela Professora e Bióloga Tatiane Karen Gomes de Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, bem como pelo Professor e Biólogo Luciano Gomes da Silva Júnior, da Autarquia Educacional de Belo Jardim-PE.

Após declarado aberto Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 pelo coordenador, a Professora e Bióloga Paula Frassinete Lins Duarte, discorreu sobre a importância do Biólogo na sociedade moderna e o Biólogo Walber Farias Marques enfatizou as contribuição dos Biólogos na preservação e conservação do meio ambiente. Em seguida, foi feita uma pequena homenagem à congressista Gilderlânia de Oliveira Barbosa, que primeiro confirmou a inscrição no Congrebio 2014.

Prosseguindo a abertura do evento, foram entregues diplomas conferidos pela Rede Brasileira de Informações Biológicas - REBIBIO, aos Biólogos que reconhecidamente realizaram relevantes contribuições à divulgação das Ciências Biológicas no Brasil. Nesse ano, foram homenageados os Biólogos Joaci dos Santos Cerqueira, da Estação Nordestina, José da Silva Barbosa, do Instituto BioEducação, José Etham de Lucena Barbosa, vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Paula Frassinete Lins Duarte, da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza - APAN, Ronilson José da Paz, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, e Takako Watanabe, professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Em seguida, a Bióloga Rochele Vasconcelos Castelo Branco Mourão, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero-PB, proferiu a palestra Atuação do Biólogo no Ambiente Aeroportuário, que demonstrou como os conhecimentos dos Biólogos, principalmente os que atuam na taxonomia zoológica, na ecologia e na etologia, podem contribuir para minimizar a ocorrência de acidentes aéreos, principalmente com aves.

Concluindo a programação da manhã do primeiro dia, a Professora e Bióloga Tatiane Karen Gomes de Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, proferiu a palestra Vivenciando a Natureza, que enfatizou como os seres humanos percebem o meio ambiente, sempre se excluindo dos ecossistemas, e como o Bi&ologo poderia intervir nessa percepção para se alcançar a tão desejada sustentabilidade, valendo-se da Educação Ambiental.

Na parte da tarde, o Professor Ideltônio José Feitosa Barbosa, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, proferiu a palestra Incidência de Radiação Solar e Câncer de Pele, onde demonstrou como os seres vivos adaptaram-se para suportar as radiações.

Depois, foi formada a mesa-redonda Resolução de Conflitos em Sala de Aula, mediada pelo Biólogo Luciano de Brito Júnior, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tendo como debatedores a Professora e Bióloga Irany Silva de Souza e o Professor e Biólogo Serguei Medeiros dos Santos. Em linhas gerais, foi explicado que não há fórmula mágica para a resolução de conflitos em sala de aula, cabendo ao professor, às vezes com o auxílio de Psicólogos Educacionais, ponderar a situção e determinar os melhores método para solucionar o problema, sem esquecer de que todo o homem social interage e interdepende do outro (alteridade).

Concluindo a programação do primeiro dia, foi realizada a sessão de painéis, onde foram apresentados cerca de 90 trabalhos, divididos em nove eixos temáticos: ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo, ET-02 - Formação Profissional do Biólogo, ET-03 - História e Filosofia da Biologia, ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura, ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia, ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia, ET-08 - Educação Não-Formal, e ET-09 - Biologia Aplicada.

 

 

Parceria da REBIBIO com o IPOG favorece os participantes do Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 26 de março de 2014  •  Comentários (0)   

 

A Rede Brasileira de Infroemação Biológicas - REBIBIO fez parceria com o Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG), que favorece os congressistas e palestrantes do Congrebio 2014.

IPOG


Todos os congressitas e palestrantes que estiverem interessados em fazer o Curso de Pós-Graduação, em nível de especialização, em Perícia Criminal e Ciências Forenses, terão desconto nas mensalidades. Para obter o benefício, basta o congressista apresentar, no ato da matrícula, o e-mail confirmando a inscrição no Congrebio 2014, ou o convite para proferir a palestra ou participar da mesa-redonda, ou apresentar o certificado de participação no Congresso.

O Curso de Pós-Graduação, em nível de especialização, em Perícia Criminal e Ciências Forenses, é destinado a profissionais de nível superior, graduados em qualquer área de formação, que exerçam ou pretendam exercer atividades na perícia criminal ou cível. O curso destina-se ainda a todos que queiram prosseguir seus estudos e que tenham ambição profissional, alta capacidade de trabalho e desejam incrementar suas carreiras.

A parceria é por tempo limitado, estando o início das aulas confirmado para o dia 25 de abril de 2014 e, ao final do curso, o especialista em perícia criminal formado será capaz de analisar laudos emitidos nas áreas abrangidas pelas matérias ministradas, bem como estará tecnicamente apto para atuar como assistente técnico judicial.

Para a obtenção de maiores informações, os interessados devem dirigir-se ao IPOG de João Pessoa, localizado à Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá, através dos fones (83) 3566-4010 e (83) 8790-0416, ou ainda pelo e-mail joaopessoa@ipog.edu.br.

 

 

Contagem regressiva para o Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 25 de março de 2014  •  Comentários (0)   

 

Está tudo pronto para a realização do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014. A lista dos congressistas que confirmaram a inscrição, através do pagamento da taxa, está disponível na página do Congrebio 2014. Se o seu nome não consta na lista, avise.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em forma de painéis, com as dimensões mencionadas na página das inscrições. Se o seu trabalho não está relacionado, avise.

Para auxiliar os congressistas na locomoção de sua cidade até o local do evento, a Comissão Organizadora fez parceria com a Totem Turismo, que inclusive tem opções para os translados dos hotéis para o local do evento e dos hotéis para o aeroporto ou para a rodoviária, por conta dos congressistas.

Para a hospedagem, a Comissão Organizadora fez parceria com a Rede Littoral Hotéis e com a Parahyba Hostel, que disponibilizaram tarifas diferenciadas para os congressistas.

Para assistir as palestras e participar das demais atividades do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, é necessário portar o crachá de identificação. Convidados serão aceitos apenas na abertura do congresso.

Quaisquer dúvidas e sugestões deverão ser encaminhadas para a Comissão Organizadora, que responderá individualmente e anotará cada uma delas.

 

 

Comissão Organizadora do Congrebio 2014 divulga relação de trabalhos aptos a serem apresentados

Postado por Congrebio, em 15 de março de 2014  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, que será realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014, no Centro de Eventos, do Hotel Littoral, em João Pessoa-PB, em obediência ao cronograma, divulga relação de trabalhos aptos a sem apresentados.

Até o presente momento, foram rebebidos para serem apresentados no Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, 84 trabalhos, divididos em nove eixos temáticos (ET), sendo dois no ET-01-áreas de Atuação do Biólogo, seis no ET-02-Formação Profissional do Biólogo, um no ET-03-História e Filosofia da Biologia, dois no ET-04-Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, oito no ET-05-Relações entre Educação, Ciência e Cultura, 18 no ET 06-Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia, 11 no ET-07-Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia, três no ET-08-Educação não-formal, e 35 no ET-09-Biologia aplicada.

Ainda informa a Comissão Organizadora que, de acordo com as normas do Congrebio 2014, os pôsteres deverão ser afixados a partir das 16:00 horas, da quinta-feira (27), no local a ser indicado pela Comissão Organizadora, em porta pôster (pedestal, tripé, suporte banner) a ser providenciado pelo(s) autor(es) do(s) trabalho(s).

Veja a relação dos trabalhos aceitos para apresentação clicando aqui.

 

 

Inscrições no Congrebio 2014 com desconto são prorrogadas para o dia 7 de março

Postado por Congrebio, em 15 de fevereiro de 2014  •  Comentários (0)   

 

A Comissão Organizadora do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, que será realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014, no Centro de Eventos, do Hotel Littoral, em João Pessoa-PB, informa que, tendo em vista o feriado de carnaval e a solicitação de vários congressistas, as inscrições para o evento com preços promocionais foram prorrogadas até a sexta-feira, dia 07/03/2014.



Após está data, todos os inscritos deverão usar os valores oficiais para a inscrição. O prazo final para o envio de trabalho permanece inalterado (08/03/2014).

Ainda informa a Comissão Organizadora que já estão disponíveis na página do Congrebio 2014 a relação dos congressistas que tiveram as inscrições homologadas.

 

 

Informações aos autores dos trabalhos enviados ao Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 17 de fevereiro de 2014  •  Comentários (0)   

 

A Rede Brasileira de Informações Biológicas (REBIBIO) informa aos coautores dos trabalhos a serem apresentados no Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 que, a não ser que desejem participar efetivamente do evento, não estão mais obrigados a se inscreverem no Congresso. Quem já fez a inscrição o valor será devolvido.

Tal medida anteriormente fora tomada para garantir à Comissão Organizadora que todos os autores dos trabalhos submetidos estariam cientes de sua submissão ao Congrebio 2014, considerando que é comum alguns pesquisadores saberem de sua participação em encontros acadêmicos, após a publicação nos Anais.

A Comissão Organizadora do Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 estará recebendo trabalhos (resumos e resumos estendidos) para compor a sessão de painéis até o dia 8 de março de 2014, estando estruturados em torno de nove eixos temáticos:

ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo
ET-02 - Formação Profissional do Biólogo
ET-03 - História e Filosofia da Biologia
ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas
ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura
ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia
ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia
ET-08 - Educação Não-Formal
ET-09 - Biologia Aplicada

No eixo temático ET-09 - Biologia Aplicada estarão concentrados todos os trabalhos relacionados com Biologia Celular, Biofísica, Histologia, Embriologia, Anatomia, Genética, Evolução, Ecologia, Zoologia, Botânica, Microbiologia, Micologia e demais áreas das Ciências Biológicas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet na página do Congrebio 2014. Os trabalhos aceitos para apresentação no evento serão divulgados no dia 15 de março de 2014. Todos os trabalhos serão publicados nos Anais do Congresso em meio digital e com ISSN.

O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio é um evento anual de iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal de promover encontros sistemáticos de Biólogos do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais.

O Congrebio 2014, conta com o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (SEMAM), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e de outros parceiros.

 

 

Chamada para apresentação de trabalhos

Postado por Congrebio, em 12 de fevereiro de 2014  •  Comentários (0)   

 

A Rede Brasileira de Informações Biológicas (REBIBIO) tem o prazer de convidar a comunidade de estudiosos das Ciências Biológicas a apresentar trabalhos acadêmicos para seu Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014, que será realizado em João Pessoa-PB, no Centro de Eventos do Hotel Littoral, no período de 27 e 28 de março de 2014.

O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014 consistirá de palestras, mesas redondas e painéis. Os trabalhos para compor os painéis serão aceitos até o dia 8 de março de 2014 e estão estruturados em torno de nove eixos temáticos:

ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo
ET-02 - Formação Profissional do Biólogo
ET-03 - História e Filosofia da Biologia
ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas
ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura
ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia
ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia
ET-08 - Educação Não-Formal
ET-09 - Biologia Aplicada

No eixo temático ET-09 - Biologia Aplicada estarão concentrados todos os trabalhos relacionados com Biologia Celular, Biofísica, Histologia, Embriologia, Anatomia, Genética, Evolução, Ecologia, Zoologia, Botânica, Microbiologia, Micologia e demais áreas das Ciências Biológicas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet na página do Congrebio 2014. Os trabalhos aceitos para apresentação no evento serão divulgados no dia 15 de março de 2014. Todos os trabalhos serão publicados nos Anais do Congresso em meio digital e com ISSN.

O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio é um evento anual de iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal de promover encontros sistemáticos de Biólogos do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais.

O Congrebio 2014, conta com o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (SEMAM), do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e de outros parceiros.

 

 

Evento em João Pessoa discute a profissão do Biólogo

Postado por Congrebio, em 24 de janeiro de 2014  •  Comentários (0)   

 

Entre os dias 27 e 28 de março de 2014, o Congresso Nordestino de Biólogos – Congrebio 2014 discutirá a profissão do Biólogo. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Hotel Littoral, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa-PB, e terá a participação de acadêmicos, pós-graduandos, profissionais, professores e outros interessados nas Ciências Biológicas.

Para a realização do Congrebio 2014, foi planejada uma programação composta por palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos técnico-científicos, visando a atualizar e a complementar os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos e profissionais de Biologia, bem como por outros profissionais interessados no congresso, com a finalidade de ampliar o conhecimento dos participantes acerca das diversas áreas de atuação do Biólogo.

Os resumos e resumos expandidos, para serem apresentados na versão 2014 do Congresso Nordestino de Biólogos, poderão ser enviados até o dia 8 de março de 2014, e devem estar relacionados com um dos seguintes eixos temáticos: ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo, ET-02 - Formação Profissional do Biólogo, ET-03 - História e Filosofia da Biologia, ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura, ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia, ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia, ET-08 - Educação Não-Formal, bem como ET-09 - Biologia Aplicada. Todos os trabalhos serão publicados em meio digital.

O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio é um evento anual de iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal de promover encontros sistemáticos de Biólogos do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais. O Congrebio 2014, conta com o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de outros parceiros.

 

 

Estão abertas as inscrições para o Congrebio 2014

Postado por Congrebio, em 15 de janeiro de 2014  •  Comentários (0)   

 

Com o objetivo de debater a importância e as repercussões do profissional Biólogo na sociedade moderna, vários profissionais da área e a Rede Brasileira de Informações Biológicas - REBIBIO estão promovendo o Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio 2014. O evento será realizado em João Pessoa (Paraíba), nos dias 27 e 28 de março de 2014, com o apoio do Instituto BioEducação, da webrádio Estação Nordestina, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB) e outros parceiros.

Os resumos e resumos expandidos, para serem apresentados na versão 2014 do Congresso Nordestino de Biólogos, poderão ser enviados até o dia 8 de março de 2014, e devem estar relacionados com um dos seguintes eixos temáticos: ET-01 - Áreas de Atuação do Biólogo, ET-02 - Formação Profissional do Biólogo, ET-03 - História e Filosofia da Biologia, ET-04 - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, ET-05 - Relações entre Educação, Ciência e Cultura, ET-06 - Processos de Ensino-Aprendizagem em Biologia, ET-07 - Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o Ensino de Biologia, ET-08 - Educação Não-Formal, bem como ET-09 - Biologia Aplicada. Todos os trabalhos serão publicados em meio digital.

Para a participação das atividades, que inclui palestras, apresentação de trabalhos, mesas-redondas, feira de livros, entre outros, estão confirmados profissionais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Bahia.

O Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio é uma iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal de promover encontros sistemáticos de Biólogos no Nordeste do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais.