Congrebio 2013 - Congresso Nordestino de Biologos
 
 

Palestrantes

Postado por Congrebio, em 12 de janeiro de 2013  •  Comentários (0)   

 


Bruno Severo Gomes

Bruno Severo Gomes  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Psicopedagogo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Especialização em Análises Clínicas (2005), Mestrado em Biologia de Fungos, pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), na área de concentração em Microbiologia e Biotecnologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia Médica, atuando nos temas Microbiota vaginal, leveduroses vaginais, identificação, taxonomia e morfotipagem de leveduras, saúde da mulher, epidemiologia, saúde pública, divulgação científica, museus e centros de ciências, teatro científico, popularização da ciência, educação preventiva em sexualidade na adolescência, meio ambiente, análises clínicas, lectinas, própolis, sensibilidade antifúngica, saúde humana, coleção de culturas de fungos, ensaios com extratos vegetais com potencial antifúngico e antibacteriano. Na área de educação, tem experiência com ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação profissional, educação à distância, arte-educação, interdisciplinaridade, processo de ensino-aprendizagem, didática e humanização hospitalar. Atualmente é Professor Adjunto 1 (área de microbiologia), lotado no Departamento de Micologia, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador na Micoteca-URM, Analista Clínico do Laboratório Central do CCB-UFPE (Setor de Parasitologia Clínica), Coordenador da Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas-UFPE (Programa "MAIS: Manifestações de Arte Integradas à Saúde), foi vice-Coordenador do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (2010-2011), Coordenador do Curso de Especialização em Micologia (UFPE), Coordenador do Grupo de Teatro Científico do CCB-UFPE, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro de Ciências Biológicas da UFPE, Docente colaborador dos Programas de Pós-graduação em Inovação Terapêutica (Educação em Saúde), Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos (Didática do Ensino Superior), Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (Metodologia Didática do Ensino Superior). Também é membro da Sociedade Brasileira de Micologia e da Sociedade Brasileira de Microbiologia, escritor de literatura infantil e Assessor Técnico-Científico da Pastoral da Saúde da CNBB-NE2 (A CNBB Nordeste 2 é formada pelas 21 (Arqui)Dioceses dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) na Temática de Humanização em Saúde.

Danielle Machado Vieira

Danielle Machado Vieira  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutora pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Tem experiência como Professora de ensino fundamental, médio e superior (Biologia Celular e Molecular, Histologia, Imunologia, Biotecnologia, Zoologia, Metodologia do Ensino de Ciências).

Francisco Jose Pegado Abilio

Francisco José Pegado Abílio  
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia), pela Universidade Federal da Paraíba (1997), e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente, é Professor Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos temas Ecologia, Invertebrados, Zoologia, Moluscos, Biologia.

Gisele Bezerra de Freitas

Gisele Bezerra de Freitas  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2006.2) - Licenciatura e Pós-graduação em Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvomento Regional e Meio Ambiente (Prodema), área de concentração Gerenciamento Ambiental. Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, com turmas de Ensino Médio e docente do Curso Técnico em Agente Sócio-Ambiental da Escola Técnica de Saúde. Tem experiência de pesquisa e consultoria ambiental na área de Botânica, com ênfase em Recuperação de Mata ciliar, Biologia da Conservação, Taxonomia de Fanerógamas e Sistemática de Plantas da Mata Atlântica, atuando principalmente nos seguintes temas Recuperação de áreas degradadas, PRAD, RAD, Inventário Florístico, taxonomia e sistemática de angiospermas de Mata Atlântica do Nordeste. Teve experiência na educação superior como professora substituta de faculdades particulares de João Pessoa e como Bióloga em consultorias ambientais e na educação à distância (EAD).

Gloria Cristina Cornelio Nascimento

Glória Cristina Cornélio Nascimento  
Possui Licenciatura em Biologia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - Unavida (2009), Técnica Ambiental pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Parai´ba - IFPB (2012), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (2012). Atua nas áreas de Concepção Ambiental, Diagnóstico Ambiental, Gestão Ambiental, Meio Ambiente, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Pesca Artesanal e Gerenciamento Costeiro.

Graciete Franca

Graciete de França Ribeiro  
Possui graduação em Biologia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013), com experiência em ensino fundamental e médio, com ênfase em Educação Ambiental.

Hebert Bruno Nascimento Campos

Hebert Bruno Nascimento Campos  
Biólogo com experiência em Paleontologia de Vertebrados. Tendo realizado trabalhos de campo na Bacia do Rio do Peixe (Cretáceo Inferior), do Nordeste do Brasil e publicado trabalhos sobre icnofósseis de dinossauros e crocodiliformes. Atualmente pesquisa a sistemática e descrição de novos espécimes de pterossauros (Pterosauria, Pterodactyloidea) da Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil. Como professor e divulgador, tem facilitado o conhecimento sobre as características da Síndrome de Asperger, Superdotação e Altas Habilidades.

Helder Neves de Albuquerque

Helder Neves de Albuquerque  
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorando em Ecologia Vegetal e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2009). É o Diretor Presidente do Instituto Bioeducação.

Jean Cesar Farias de Queiroz

Jean César Farias de Queiroz  
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular. Atuando principalmente nos temas Biotecnologia, Aspergillus nidulans, expressão gênica, metabólitos secundários, anti-inflamatório e purificação e caracterização de proteínas.

Kiriaki Nurit Silva

Kiriaki Nurit Silva  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Produtos Naturais, atuando principalmente nos temas Farmacognosia, Farmacobotânica, Anatomia Vegetal, Solanaceae, Plantas medicinais e Ecologia.

Luciano de Brito Junior

Luciano de Brito Júnior  
Professor Assistente I, da Unidade Acad&eacirc;mica de Ciências Biológicas do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande. Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Zootecnia (Sistemas Agrosilvopastoris no Semi-Árido) pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Tem experiência na área de Ecologia de Corpos Aquáticos, Ensino de Biologia e Controle Alternativo de Doenças Parasitárias de Animais.

Luciano Gomes da Silva Junior

Luciano Gomes da Silva Júnior  
Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011), Especialista em Biologia Geral, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (1986), Bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1982), campus de João Pessoa e Licenciado em Ciências - Habilitação Biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (1989). Atualmente é professor na Autarquia Educacional de Belo Jardim, na Faculdade de Enfermagem de Belo Jardim, na Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, professor de Biologia do Governo do Estado de Pernambuco e no Colégio Adventista de Belo Jardim.

Maria Deise das Dores Costa Duarte

Maria Deise das Dores Costa Duarte  
Possui graduaço em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba - Licenciatura (2000) e Bacharelado (2000) - e mestrado no Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2004). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa. Tem experiência na área de Ecologia, com &eacirc;nfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas ecologia de ecossitemas, gestão ambiental, microbiologia ambiental e educa&ccedi;ão ambiental.

Marsilvio Goncalves Pereira

Marsílvio Gonçalves Pereira  
Bacharelado (1989) e Licenciatura (1990) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Conselho Deliberativo da Regional 5 da SBEnBio - Nordeste - Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, principalmente nos temas ensino de ciências e biologia, educação ambiental, formação inicial e continuada de professores, livro didático e ensino de ciências e de biologia, natureza da ciência e educação científica, formação de conceitos científicos, estudos de estado da arte, currículo e ensino de ciências e biologia e ambientalização curricular.

Ricardo Ambrosio Soares de Pontes

Ricardo Ambrósio Soares de Pontes  
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2005). Já trabalhou como pesquisador do Jardim Botânico de João Pessoa e do projeto Floresta Atlântica Nordeste, do New York Botanical Garden, Associação Plantas do Nordeste e UFPB. Atualmente trabalha como assessor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa (PB). Tem experiência em manuseio de coleções científicas. Atua na área de Botânica Sistemática, com ênfase em Florística e taxonomia, atuando principalmente nos temas Bromeliaceae, Acanthaceae, Mata Atlântica e Caatinga.

Rita Baltazar de Lima

Rita Baltazar de Lima  
Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba (1980), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba, nível Associado III. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Angiospermas, atuando principalmente como especialista na Família Rhamnaceae e em Florística dos Biomas Mata Atlântica e Caatinga.

Rita de Cassia Siriano Mascarenhas

Rita de Cassia Siriano Mascarenhas  

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Maestria em Biologia animal - Universidad Nacional Autonoma de Mexico - UNAM (1996), com sistemática filogenética de tamanduás e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002), com História, sistemática e Biogeografia de tungíneos e mamíferos edentados. Atualmente é pesquisadora voluntária da ONG: Associação Guajiru: Ciência - Educação - Meio Ambiente e bolsista DCR - CNPq-FAPESQ (Desenvolvimento Científico Regional) credenciada no Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da biologia, sistemática, biogeografia, ecologia e conservação de fauna marinha principalmente em tartarugas marinhas. Coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas que monitora áreas de reprodução e alimentação de tartarugas marinhas no litoral do estado da Paraíba. Coordena também a rede de encalhes de tartarugas marinhas no litoral paraibano, e as bases de dados de interações antrópicas e fibropapilomatose.

Rivete Silva de Lima

Rivete Silva de Lima  
Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos temas anatomia e morfologia vegetal, anatomia ecológica de espécies Caatinga e anatomia da madeira. Atua também na área de ensino de ciências e biologia, ensino de botânica e formação continuada de professores.

Romulo Gil de Luna

Rômulo Gil de Luna  
Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Paraíba (1996), e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos temas biomassa e atividade microbianas (utilizando os métodos de fumigação-incubação e fumigação-extração) e estudos de comunidades vegetais (fitossociologia: utilizando o método de parcelas múltiplas). Atualmente, é Professor de Ecologia na Universidade Federal de Campina Grande.

Ronilson Jose da Paz

Ronilson José da Paz  
Possui graduação em Ciências Biológicas, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura Plena, pela Universidade Federal da Paraíba (ambas em 1989) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia), também pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atualmente, é Servidor Público Federal, exercendo o cargo de Analista Ambiental e a função de Superintendente Substituto, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, lotado na Superintendência em João Pessoa (Paraíba), e Servidor Público Estadual, exercendo o cargo de professor, lotado também em João Pessoa. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada (Limnologia), atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa ecologia de ecossistemas de água doce (Limnologia), entomologia e malacologia de parasitos e vetores, toxicologia aquática, ensino de Biologia, Educação Ambiental, ensino de Ciências e gestão ambiental.

Thiago Leite de Melo Ruffo

Thiago Leite de Melo Ruffo  
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, tutor à distância da disciplina Educação Ambiental do curso de Ciências Naturais (UFPB-Virtual) e participa do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Ensino de Ciências cadastrado no CNPq e certificado pela UFPB.

Waltecio de Oliveira Almeida

Waltécio de Oliveira Almeida  
Concluiu estágio pós-doutoral (2006) sobre Ecologia de Endoparasitas Pulmonares de Vertebrados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado (2003), mestrado (1999) e bacharelado (1996) em Ciências Biológicas (zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em sua produção acadêmica destaca-se o clássico artigo sobre a filogenia dos Pentastomida no The Journal of Parasitology (1999), hoje referência internacional em trabalhos e livros acadêmicos que abordem esses animais. Participou do Projeto Filogenia dos Metazoa (1999-2003), cujos trabalhos publicados desafiaram paradigmas atuais da Zoologia. Foi coordenador do primeiro projeto de infraestrutura da URCA financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (2004-2005) e de projetos individuais com fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FUNCAP (2004-2012). Atualmente é Professor Associado e desenvolve pesquisas com parasitologia de animais silvestres e sobre etnozoologia dos hospedeiros estudados (anfíbios e répteis).


Comentários



Nome:

 
E-mail:

 
Página:

 
Comentário: